ARTE: A Primavera

A Primavera é um quadro de Botticelli, feito provavelmente entre os anos de 1477 e 1482, para Lorenzo di Pierfrancesco de' Medici.



Entre as interpretações da obra, Botticelli teve como objetivo ilustrar a chegada da primavera, evidenciando Vênus (a deusa do amor), seu filho Eros (o cupido), Favônio (o vento do oeste), Flora (deusa das flores), o deus Mercúrio (o mensageiro dos deuses) e as três Graças.

Vênus está no centro do quadro, à frente das laranjeiras, enquanto Eros voa e mira suas flechas de amor na direção das três Graças, que em meio a um ritual dançam comemorando a chegada da primavera. Favônio, à direita, sopra e direciona os ventos para a assustada Flora. A pele de Favônio se destaca dos demais devido à sua coloração azulada. No extremo oposto pode-se ver Mercúrio, identificado pelas sandálias aladas. Uma das interpretações sobre Mercúrio relata que ele é o protetor do bosque.

A pintura atualmente faz parte do acervo do Uffizi Gallery Museum, localizado na cidade de Florence na Itália.

Fonte: adaptado de UFFIZI. Disponível em: <http://www.uffizi.org/artworks/la-primavera-allegory-of-spring-by- sandro-botticelli/>. Acesso em: 25 mar. 2016.