ESTATÍSTICA: Diagrama ramo-e-folhas

O diagrama ou gráfico de ramo-e-folhas é uma ferramenta muito útil para verificar a forma e a dispersão dos dados amostrais. É semelhante ao histograma horizontal, porém apresenta os valores dos dados no lugar das barras.
Veja um exemplo de diagrama de ramo-e-folhas:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exemplo 1 - Dados amostrais: 1, 8, 12, 12, 12, 14, 20, 20, 25, 32.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A primeira coluna (à esquerda) é a contagem. Ela evidencia a posição (posto) do elemento considerando os dados organizados em ordem crescente. Caso tenha mais de um elemento com o mesmo valor, a contagem se refere ao último deles. No exemplo, há 3 números 12. A contagem igual a 5 indica que o último dos números 12 é o 5o posto.
A segunda coluna é o ramo e representa o dígito à esquerda dos valores. Por exemplo, o número 1 é indicado com o zero na coluna ramo, pois o dígito à esquerda de 1 é zero. O mesmo ocorre com o dígito 8. Mas, ao observar os dígitos 12 e 14, o valor do ramo é 1. No caso dos dígitos 20 e 25, o ramo é 2. E para o dígito 32, o ramo é 3.
A terceira coluna (à direita) corresponde às folhas e representa o dígito à direita dos valores. Por exemplo, para os valores 12, nas folhas indica-se o dígito 2. Para 14, o dígito 4. E, assim por diante, até o chegar no valor 32, nas folhas indicado com o dígito 2.

O software gratuito R tem um comando capaz de criar um diagrama de ramo-e-folhas. Para tanto, basta digitar stem e, entre parênteses, o nome do conjunto de dados (vetor de dados) que será usado. Caso você queira mudar a distribuição dos valores do diagrama, use o subcomando scale. A seguir, tem-se o diagrama obtido a partir dos dados do exemplo 1. Note que o R apresenta uma distribuição de dados menos didática que o formato apresentado no exemplo 1. Mas, informa ao usuário que o ponto usado para identificar os decimais está um algarismo à direita da barra "|".

> dados = c(1, 8, 12, 12, 12, 14, 20, 20, 25, 32)
> stem(dados, scale=1)


The decimal point is 1 digit(s) to the right of the |

0 | 18
1 | 2224
2 | 005
3 | 2